quarta-feira, 14 de maio de 2008

A persistência da memória - Salvador Dalí


(bom, eu faço história da arte e meu professor havia pedido uma redação pra mim fazendo uma releitura da obra, e eis aqui a mesma, eu não gostei muito, mas o professor gostou ...)


Por:Camila

A persistência da memória é um dos mais famosos quadros de Salvador Dalí um pintor espanhol, nascido em Figueres onde também morreu.

Representado pela flacidez dos relógios dependurados e escorrendo mostram uma preocupação humana,como:tempo e memória. E o próprio Dalí se apresenta na forma de cabeça adormecida que já pode-se observar que também está presente em outros quadros de Dalí.

Na obra contém:um pequeno relógio fechado com algumas formigas em cima que representa algo morto, pois os insetos aparecem só em coisas mortas (Dalí odiava o tempo convencional, achava qua as pessoas poderiam viver muito bem sem as malditas horas), tem um tronco de uma árvore sem flores,o mesmo seco e sem vida alguma com um relógio derretendo em cima dele, tem o obscuro da tela que expressa uma sensação de abismo sem fim e desespero por não ter um término do local, ao fundo da obra aparece uam espécie de montanha (e Dalí sempre ia as montanhas dispersar-se da vida cotidiana) e ao lado da montanha aparece um rio/lago que demonstra algo árido do lado de um rio, paradoxal mesmo.

E as cores amarelo e azul em cima da montanha, o azul sobrecai no amarelo dando um tom/aspecto de frieza e profundidade no quadro, algo como sofredor ...

Essa obra representa o conjunto pelo todo da tristeza e angústia das obras que nos abduzem a um abismo de cor e dor.

E como toda obra do Surrealismo, ela é sem pé e sem cabeça, e que desperta em cada pessoa uma sensação diferente.

Um desesnvolvimento dramático etério...


6 comentários:

Chris disse...

Ciao!
Dalì è uno dei miei pittori preferiti! Ho visto una mostra tanti anni fa a Parma.

adiós

Chris.
http://daqualchepartenelweb.blogspot.com/

Unknown disse...

amei seu blog =)
super IN, alias vc é muiiiito chiki gata!

futura jornalista mais chike!

:* (L)

Unknown disse...

Mew... totalmente didático! Se todas as pessoas conseguissem me explicar todas as grandes obras dessa forma, eu seria muito mais culto.
Bjs
Adriano

Fernando disse...

Reler obras de arte é sempre uma viagem...
Ótima releitura!

Rena Ta disse...

O Dali é um cara muito doido.
e adorei o texto, acabei de ter uma aula de A Persistência da Memória de coisas que eu nunca havia pensado ^^
amo você.

Unknown disse...

Oi! Filhota
Deus me abençou quando me deu vc de presente.
Vc é a pessoa mais importante da minha VIDA.
Vc é maravilhosa, inteligente vc é tudo.
Resumindo vc é minha VIDA
TE AMO MUIIIIIIITO
BJOS MAMÃE